Imagem capa - Fotógrafos x Designers X Álbum de Casamento por MARCELO ROMA
Blog

Fotógrafos x Designers X Álbum de Casamento

Você fotógrafo de casamento, noivas e até assessoras de casais, vocês sabiam que existem fotógrafos no mundo e agora no Brasil que são somente fotógrafos de casamentos e não designer ou criadores de álbum de casamento?! "Não sabiam? então estão por fora!"

Sim eu sou um fotógrafo de casamento que não faz álbuns de casamento, porém não tire suas conclusões antes de ler este post.

E eu vou logo direto ao assunto, mostrando um comparativo tanto para os fotógrafos que acumulam as funções bem como para casais e assessoras que contratam ambos os casos.

Mas, antes de eu mostrar esta relação, PLEASEEEEE, se desarmes e abram suas cabecinhas, e saiam um pouquinho do seu quadradinho, se não será mais um texto que vc irá ler e baseado no que vc já considera o certo, porém é só uma acomodação ou gosto pessoal e o que fará vc ficar na mesma por muitos anos. Vamos evoluir meus amigos.

Vamos lá então:

PONTOS POSITIVOS: 


 (FOTÓGRAFOS QUE FAZEM ÁLBUM)

1. A noiva só precisa fazer um único contato o que facilita a vida da mesma.

2. Fotógrafos lucram um pouco mais ou muito mais com a venda de produtos, lembrando que fotógrafos são prestadores de serviço, e vender um álbum se enquadram também em vendedores de produtos, o que pode ser legal se buscam lucros maiores

3. O fotógrafo consegue fazer as fotos no dia do casamento pensando no álbum que ele mesmo irá fazer. Ele já pensa em cada spread (lâmina do álbum). Óbvio isso se aplica a fotógrafos com anos de experiência, já que os que iniciam não tem ainda este feeling ou know-how.

4. Noivas podem chorar um precinho camarada na hora da negociação de certos pacotes, o que no fim pode economizar, porém isso é muito relativo a cada estilo de fotógrafo e como ele lucra.

5. Eu poderia incluir outros, porém, são bem insignificantes para estarem aqui, se tiverem outros, por favor coloquem no comentário deste post e irei incluir aqui se for racional e prático. 


(FOTÓGRAFOS QUE NÃO FAZEM ÁLBUM) 

1. A noiva pode decidir algo que é tão importante - O ÁLBUM DE CASAMENTO - com calma após o estressante e já pressionado momento da vida do casal, que é o das preparações. As vezes no calor das decisões e que são muitas, ela acaba fechando tudo muito rápido, porém lembrem se álbum é coisa séria e vc deveria escolher com calma.

2. Casal poderá fazer o seu álbum com calma depois de um tempo e não mais sufocada financeiramente, em alguns casos, as vezes alguns poucos reais fazem um diferença enorme em um álbum bacana.

3. O casal não investirá e confiará todas suas fichas no fotógrafo que a longo prazo, prazo este dentro deste período pós casamento. Já ouvi muitos casos onde o fotógrafo tão badalado hoje, muda de país, carreira, assim como em qualquer outro segmento. E o álbum é algo muito presencial, sem mencionar os fotógrafos que por acumularem muitos custos de álbum quebram, repito fruto do acumulo de casais que pagaram anos ou meses atrás e o mesmo não investe o dinheiro, mas paga suas contas regulares. Este é um ponto que eu poderia discutir por horas e mostrar a vcs o quão perigoso isso é.

4. Existem vários designers full time no mercado que se dedicam exclusivamente no layout de álbum, assim como um fotógrafo precisa de horas de reciclagem e estudo os designer de álbum idem.

5. Acreditem os casais podem poupar muito mais fazendo seus álbuns diretamente com designers do que com fotógrafos que em muitos casos contratam designers de álbum e pagam pelo serviçø e depois cobram em cima algo para lucrarem, já ouviu falar na mini piramide?! hahahahaha, bem é assim mesmo, um lucrando com o trabalho do outro.

6. O fotógrafo que não faz álbum de casamento pode se dedicar exclusivamente a arte de fotografar e edição de suas lindas fotos. Gente isso já leva um tempo enorme para o mesmo. Não devemos nunca nos dividirmos.

7. Fotógrafos e Designers são duas carreiras à parte. Qualquer pessoa que já trabalhou em um jornal ou revista de sucesso sabe bem disso.


Resumindo:

Há um novo mundo dentro do nosso, cabe a nós sairmos de nossa zona de conforto, isso para casais, fotógrafos e assessoras de casamento. 

Estou cansado de ver relatos de noivas que não recebem seus álbuns, ou demoram anos, eu mesmo  já fui um destes, as vezes por acumulo de trabalho de fotógrafo, outras muitas vezes pelo fato dos casais demorarem anos para escolherem fotos, ou aprovar algum layout.

Eu parei de fazer álbum há mais de 2 anos, e entreguei toda esta parte do meu trabalho a uma querida amiga e designer a Anny Alice, ela faz 100% dos meus álbuns, e as noivas adoram o estilo que tenho usado nestes 2 anos, ela ficam felizes, eu também. Sim eu lucro menos, mas o tempo que ganho em não fazer os álbum, eu lucro mais em brincar com meu filho de 4 patas, eu passear com minha esposa, em ver séries e filmes com ela, fora o tempo que sobra para estudar e viver a vida.

Eu sou um exemplo que podemos mudar este estilo quase escravo de prestar serviço.


*Gostou destas dicas, compartilhe com sua cerimonialista, assessoria, com seu amigos fotógrafos e também você designer de álbum, poste lá no seu site, é só dar referência ao meu site que permito usar, kkkkkkk.


Beijo no coração de vcs, e sejamos ainda mais feliz!


*Haaaa, aproveite vc designer de álbum e deixe seu contato nos comentários deste post, poderá ajudar a algumas noivas a encontrar vc bem como fotógrafos que se interessarem a contratar seus serviçøs.


Vander Zuluhttp://www.vanderzulu.com.br/post/15235-dicas_para_fotografos-de-casamento-album